sexta-feira, 11 de maio de 2012

O espirito, apos a morte ...

     O espirito de um impio, incrédulo, réprobo, quando morre, para onde vai ?
      Primeiro, um entendimento bíblico da natureza humana.
      - Todos os seres humanos são criados `a imagem de Deus. Com base em Gênesis 1.26,27 isso se aplica a todos os que são membros da especie  humana - Gn 9.6.
      A IMAGO DEI  é  o que nos torna os seres que somos .
      Segundo, há  duas interpretações sobre a composição físico-espiritual do homem.
      Diferença entre alma e espirito -
      - Interpretação Tricotomista, diz ser o homem formado de corpo, alma e espirito. E a outra Dicotomista, sustenta que o homem possui apenas corpo e alma/espirito.
      Os que apoiam a visão de que o homem é apenas "duas partes", afirmam que alma e espirito são mais ou menos a mesma coisa.
       A visão de que o homem tem "três partes", defendem a ideia de que há  algo no homem que não foi afetado pela queda ou pelo pecado original - no caso, o espirito do homem não foi afetado.
       A alma propriamente dita, ligada aos nossos sentimentos. A palavra 'alma' enfatiza a verdade de que o homem é um ser racional, moral, uma criatura pensante e com vontade, que conhece a diferença entre o bem e o mal. O espirito é o que tem consciência e possui o conhecimento de Deus. Enfatiza a verdade que é possível ter um relacionamento com Deus, conhece-lo e ama-lo. - Mas isto só é possível  através da graça de Deus.
       Com base em Ec 12.7 e Mt 10.28, alguns acreditam que o espirito (independente de ser cristão) volta para Deus e que somente a alma será condenada, sofrerá no inferno.
       - No caso do impio - um pedaço dele vai para o céu (espirito) e a outra (alma) vai para o inferno. A Bíblia não ensina assim. O ensino é - ou se vai para o céu, morar com Jesus, ou se vai para o Lugar de tormento - Lc 1.19-30.
       A verdade é  que o homem possui uma parte material (corpo) formado do pó, e uma imaterial, formada do sopro de Deus - Gn .2.7.
       Admitimos que alma e espirito são INSEPARÁVEIS e IMORTAIS, com funções distintas no corpo.
       O espirito dos crentes na morte se torna perfeito em santidade (Hb 12.23) e passa imediatamente para a gloria (Fp 1.23 ; 2 Co 5.8 ; Lc 23.43),e seu corpo, sendo ainda unido a Cristo ( 1 Ts 4.14) descansa no tumulo (Is 57.2) ate a ressurreição (Jó 19.26). Na ressurreição, os crentes sendo ressuscitados em gloria(1 Co 15.43) serão reconhecidos e declarados justificados no dia do juízo (Mt 10.32) e feitos perfeitamente abençoado  tanto no espirito quanto no corpo, desfrutando completamente a comunhão com Deus (1 Jo 3.2) por toda a eternidade ( 1 Ts 4.17).
       O impio. O espirito do impio será  lançado nos tormentos do inferno na morte (Lc 16.22-24) e o corpo ficará no tumulo até  a ressurreição e julgamento do grande dia (Sl 49.14). No dia do juízo o corpo do impio será  ressuscitado do tumulo e sentenciado, juntamente com o espirito, aos tormentos inexprimíveis  com o diabo e seus anjos para sempre (Dn 12.2 ; Jo 5.28,29 ; 2 Ts 1.9 ; Mt 25. 41).
       Ec 12.7 significa que o espirito volta a Deus para ser julgado. Também o texto é só para nos lembrar de que a existência humana continua para além da morte.
       Deus criou o homem completo - espirito, alma e corpo e/ou corpo e alma(espirito). Então, quando este homem completo rejeita a unica possibilidade de salvação, Jesus Cristo, ele vai completo para o inferno. E, quando dá  ouvidos, vai completo para o paraíso.
  Amem!
  Assim cremos, por isso escrevemos.

Pr Rubcler Monteiro Rocha
Alexânia,GO 10 de maio de 2012

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Pastor. Discordo desse texto. Ec 12.7 significa que o espírito volta a Deus para ser julgado. Tenho diversas Bíblia em meu poder e nenhuma delas fala....."para ser julgado". Diz a Palavra do Senhor que o Espírito volta a Deus.Não sei onde o Senhor encontrou isso.

    ResponderExcluir