segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como pecadores são salvos ?

      Como introdução, quero dizer que, salvação não é um assunto tão simples e, nem eu tenho a pretensão de saber tudo. Também não vou entrar na questão se a eleição está condicionada `as boas obras de arrependimento e fé em Cristo, por parte do homem. De que a eleição está baseada no pre-conhecimento que Deus tem daquele que responde `a oferta do evangelho.
      Salvação, talvez, seja uma doutrina polemica. Algumas coisas, como é o caso aqui, são questões difíceis. As pessoas querem algo mais agradável. Porem, como cristãos, precisamos encarar as coisas de Deus com seriedade que ela requer. Doutrina da salvação faz parte das coisas lá do alto e nelas devemos pensar, encher nossas mentes - isto faz toda diferença.
      1) A condição do homem depois da Queda.
          - Rm 3.23 "...pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus,...". Todos os homens, não apenas o bandido, mas, também os pais de família trabalhador, honesto. Ninguem escapa, nem mesmo as crianças. Gn 8.21 "...,porque é mau o desígnio intimo do homem desde a sua  meninice;...".
      2) Todos estão afastados de Deus e, não querem voltar-se para Ele.
           - Os 4.12 "O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espirito de prostituição os enganou, eles,prostituindo-se, abandonaram o seu Deus."
           - Os 5.4 "O seu proceder não lhes permite voltar para o seu Deus, porque um espirito de prostituição está no meio deles, e não conhecem ao Senhor."
      3) Deus poderia ter destruído este mundo pecaminoso...
          - O coração do homem é dominado pelo pecado - Jr 17.9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?"
          - Mc 7.21-23 "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vem de dentro e contaminam o homem."
          - O pecado cega o entendimento. Porque não é o homem que determina como seu coração deve ser, mas o coração é que determina como o homem é. - Pv 23.7 "Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;...". As pessoas sempre procedem de acordo com a natureza de seu coração corrupto.
      4) Mas, Deus decidiu enviar Seu Filho, Jesus Cristo, para salvar pecadores. Não resolveu salvar este homem pecador por causa de qualquer coisa boa que havia nele. Pois, Gn 6.5 "Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; " vv 11 "A terra estava corrompida `a`vista de Deus e cheia de violência."
       5) Deus, na sua bondade, no seu amor. Na sua misericórdia "Anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam," Atos 17.30.
          - 1 Tm 1.15 "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação:que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." - Deus pega o pecador morto em seus delitos e pecados (Ef 2.1-5). Depravado, acostumado a fazer o mal (Jr 13.23), e salva.  
        6) Como Deus salva este pecador ?
            - Desde Adão até o ultimo pecador arrependido salvo, todos somos salvos pela graça de Deus através da fé, em Jesus Cristo.
            - Para ser salvo é preciso a graça do Espirito Santo.
            - Privilégios religiosos: Cônjuge crente, amizades cristãs; patrão crente. Pregação do evangelho e todas as vantagens espirituais. Pode morar no meio da luz, conhecimento, santidade e boa companhia. Tudo isso, e, contudo ainda pode estar perdido para sempre.
 - Joabe, o capitão de Davi
 - Geazi,o criado de Eliseu
 - Demas, companheiro de Paulo
 - Judas Iscariotes, discípulo de Jesus
 - A mulher de Ló (esposa mundana e incrédula). Todos eles tiveram privilégios religiosos. Oportunidades e todos morreram em seus pecados. Só a graça de Cristo salva.
            - Precisamos mais do que uma vida pura ou, senão, Deus ainda condenará, não importa o quanto o pecador não arrependido, proteste sua inocência. Vida honesta nunca salvou ninguém. Paulo, antes de se tornar um cristão era irrepreensível no seu estilo de vida. Mas isto não foi suficiente.- Fp 3.16 "...,quanto `a justiça que há na lei, irrepreensível."
        7)Para ir para o céu deve-se nascer de novo - Jo 3.7 "Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo."
        8) A graça de Deus é preeminente em todos os aspectos da salvação. Do começo ao fim, a salvação é
pela graça de Deus. O que opera a salvação é a graça de Deus mediante a fé.
            Nenhum esforço da parte do homem poderá realizar a salvação.
            - Chamada ao arrependimento e a fé - At 2.38 "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo."
            - O arrependimento não salva, todavia nenhum pecador  jamais foi ou será salvo sem ele, porque um pecador não pode crê verdadeiramente sem arrependimento. Mc 1.15 "dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho." Complemento Mt 21.32 ; At 20.21.
           O arrependimento é absoluto e necessário para se ter paz com Deus.
            - Um pecador não regenerado, não nascido de novo, não arrependido, nunca verá a Deus, pois ele não é santo e, sem santidade ninguém verá Deus - Hb 12.14.
            - Não são obras humanas, por melhores que sejam. A salvação vem unicamente pela graça mediante a fé - Ef 2.8 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;"
            O Evangelho são boas-novas para o homem caído, perdido - Lc 19.10  "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido."
             A verdade é que sem Jesus Cristo, todos, estão perdidos, condenados e, serão atormentados dia e noite, para sempre e sempre, no Lago de Fogo. E, nisto não há injustiça da parte de Deus que é Santo,Justo, Perfeito em tudo.
AMEM !


Pr Rubcler Monteiro Rocha
Alexania, GO 7 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário