quinta-feira, 31 de maio de 2012

Incapaz de conduzir a própria vida Jr 10.23

   "...diluir o Divino de sobre o humano.
    Deus não diz o que eu devo fazer - o que pode e o que não pode. Isto é comigo.
    Deus lança o ser humano na 'vida', mas, não intervem - temos nosso livre-arbítrio. Gilberto Gil.
    Ideias, pensamentos, como o do cantor  e compositor Gilberto Gil, são tentativas de destronar Deus. Isto é arrogância. É tentativa de usurpar a gloria de Deus.
    O homem querendo ser seu próprio deus - "posso fazer o que eu bem entender, tenho livre-arbítrio... eu prefiro andar sozinho não quero que me digam de lado nasce o sol ..."
     Pessoas orgulhosas.
     - Ez 28.11-15 ; Is 14 Tudo começou com Lúcifer. A condenação do Diabo aconteceu por conta do orgulho que ele tinha em função de sua posição. E, todo orgulho. Toda arrogância e presunção, tem Satanás  por trás.
      Os homens agindo desta maneira estão caindo na mesma condenação - 1 Tm 3.6 "...para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo."
      Os homens não querem aceitar que cada detalhe da vida está sob/no controle de Deus. Não  existe nada no universo maior do que Deus, que possa frustrar ou anular Seus planos ou o que Ele quer.
      - Is 43.13; 46.10; Jó 42.2; Sl 115.3.
      Deus e Seus propósitos são supremos e, tudo para a gloria do Seu Nome - Sl 115.1"Não a nós,Senhor, nenhuma gloria para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!"
      Ele, Deus, age como lhe agrada - Dn 4.35"Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguem é capaz de resistir `a sua mão ou dizer-lhe:'O que fizeste?".
       Ficamos atormentados com algumas questões mas, o fato é  que Deus "faz todas as coisas segundo o proposito da sua vontade" Ef 1.11.
       Ainda que exista coisas difícil de entender e/ou difícil de aceitar - 2 Pe 3.16 - temos que crer,pois, está escrito na Bíblia, a Palavra de Deus - isto é fé - aceitar ainda que não entenda!.
       O plano de Deus inclui todas as coisas - embora a responsabilidade pela pratica do mal seja da criatura, não de Deus.
       - Is 45.7"Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas." - Ao ordenar todas as coisas, incluindo atos pecaminosos, Deus não peca.
       - Trevas que foram pragas para os egípcios - Ex 10.21-23.
       - Am 3.6"Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade sem que o Senhor a tenha mandado?".
        Deus é um e único Deus que causa todas estas coisas - tanto a prosperidade como o desastre e, em tudo, Deus é  justo.
        - 1 Rs 22.19-23 ; 1 Sm 16.14-23; 18.10; 19.9.
        Pode-se até questionar que não é bem assim por conta do nosso livre-arbítrio.
        - Jz 14.4 - Para muitos a declaração "isto vinha do Senhor" não significa que realmente vinha do Senhor. Esses, pensam que, Sansão já havia decidido que caminho seguir, agiu segundo seu livre-arbítrio. Então, o Senhor apenas se aproveitou e serviu-se desse mal na vida de Sansão para cumprir seu proposito contra os filisteus - (o texto diz, de fato, que 'isto vinha do Senhor') - Mas, mesmo que se se pense, segundo o livre-arbítrio, não podemos negar que Deus quis fazer isto, pelo menos no sentido de reforçar Sansão para continuar no caminho da rebelião.
         - Quando conhecemos a Deus, estas coisas contrarias, não nos assusta, pelo contrario, nos aproxima mais de Deus - Davi conhecia e amava a Deus, preferiu cair nas mãos de Deus que é misericordioso - 2 Sm 24.11.
         - Lc 13.1-5 - O foco de Jesus está no arrependimento, não na tragedia.
          Não  há nenhum problema bíblico em Deus ser o autor do pecado, da desgraça - Pv 22.14"A conversa da mulher imoral é uma cova profunda; nela cairá quem estiver sob a ira do Senhor".
          Deus criou este mundo e o controla, dirige e governa e, faz tudo de acordo com Sua Soberana Vontade.
         - Pv 16.1,4,9,25,33.
         Deus é Soberano sobre tudo e todos. E, tudo visa a gloria dele, até o castigo eterno do réprobo - Pv 16.4"O Senhor faz tudo com um proposito; até os impios para o dia do castigo."
         - 1 Sm 2.22-25 - Deus quis a morte dos filhos de Eli - "...pois o Senhor queria matá-los."
         Deus, em muitos casos, sente prazer na morte do perverso - Dt 28.63 - mesmo que digam que foi uma hipérbole, uma declaração exagerada - o fato é que houve o castigo, ainda que parcial e, foi agradável ao Senhor.
         - Jr 45.4"Mas o Senhor manda-me dizer-lhe:'Assim diz o Senhor:Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra."
          Quem somos nós para questiona-lo?
          O nosso Deus é o Deus Soberano. Grande em poder - Operando Deus, quem impedirá?
          "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:...." Sl 37.5
           Amem!


Pr Rubcler Monteiro Rocha
Alexânia, GO 31 de maio de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário