sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pecado e sofrimento - Lc 13.1-5

Os  judeus nos seus misticismo ( grandeza de povo escolhido), acreditavam que toda desgraça e a morte repentina era resultado do desagrado divino em relação a pecados particulares - Jó 4.7.
Presume-se que aqueles que sofrem de modo incomum são mais culpados diante de Deus.
Em João 9.1-3 Apresentaram à Jesus só duas opções para a desgraçada da cegueira daquele homem.Porém, Jesus nos dá uma terceira opção: Aquele sofrimento era para a Gloria de Deus
Não podemos simplificar o padrão de Deus com relação aos acontecimentos - "...você não irá morrer enquanto Deus não cumprir o que tem para você...". Isto não existe...
É verdade que quem semeia iniquidade colhe castigo - mas isto não é a totalidade bíblica e nem a realidade da vida.
Assim como : filhos obedientes aos pais terão vida longa - Ef 6.1-3.
Não existe, biblicamente, pessoas que sofrem desgraça por serem moralmente inferiores - Sl 73.
Pois, nem tudo que colhemos na vida é resultado do que plantamos - II Co 12.7-10.
É, então, errado afirmar que todo sofrimento ou morte é resultado de pecado semeado - Ex 4.11.
Claro que Deus pune pecadores com a morte - I Sm 2.12-17,22-25. Em alguns casos, Deus sente prazer na morte do impio.
Deus não tem por inocente o culpado - Naum 1.3.
Existem calamidades que são decorrentes de certas iniquidades - Pv 24.16.
Mas não podemos generalizar.
Diante de Deus TODOS os homens são culpados e, destinados ao inferno - Rm 3.23; 6.23.
O Senhor Deus é o Criador do mal. Mal no sentido de desastre/adversidades, que o Ele afligi como punição sobre  indivíduos e/ou nações. Então, as aflições e as catástrofes provêm da maldição decorrente da condição de caída/perversa/depravada, apresentada pela humanidade - Gn 3.17-19.
O castigo virá a todos se não houver arrependimento. Todos os homens estão sob risco de destruição iminente. Ninguém pode garantir que terá tempo para se preparar para a morte, de modo que agora é a hora de arrependimento para todos - II Co 6.2.
As catástrofes devem servir como meio de advertência a todos os pecadores.
Jesus Cristo chama todos ao arrependimento - (calamidades não são a maneira de Deus de separar para a morte um grupo destacadamente perverso).
Temos que tirar de nós a ideia de que somos melhores do que os outros que sofrem/sofreram, foram destruídos por calamidades, desastres. - Lc 13.3,5 .
AMEM!

Alexania, GO 1 de fevereiro de 2013
Pr Rubcler M.Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário