segunda-feira, 17 de junho de 2013

Liberdade...

Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós...
O conceito de liberdade tem sido usado de modos muito diferentes e em contextos diversos.
Para muitos liberdade significa "aquilo que quero". Ou seja, liberdade consiste basicamente em seguir "a própria natureza".
Não negamos que o homem tenha liberdade para ser autêntico. Para lutar por um ideal. Ele tem liberdade de idéias. Liberdade de escolhas...
- O homem goza de certa liberdade por ser distinto de todos os outros seres. Porém, a liberdade não é completa . Pois ela não consiste em um ato livre - ou seja, em um livre-arbítrio.O homem é cheio de ações involuntárias. O homem não tem "liberdade de vontade", sua vontade é escrava do mal(pecado).
* Rm 7.15"Efetivamente,eu não compreendo nada do que faço: o que eu quero, não o faço, mas o que odeio, faço-o."
Isto mostra que a natureza humana é completamente corrompida pelo pecado.Que é uma rebeldia intrínseca dessa natureza.
O homem não é livre em si, porque está preso a sua natureza.Natureza que é perversa, corrupta, má. Inclinada sempre para o mal.
Nossas mentes estão obscurecidas. Nossos sentidos degenerados e, somos escravos de nossa vontade. Vontade desregrada, degenerada.Presa ao pecado. Somos totalmente depravados.
Neste contexto o homem não é livre.Pois não basta saber o que é bem, é necessário poder inclinarmo-nos realmente em sua direção e, isto o homem não pode fazer.
O homem não tem liberdade para uma pretensa autonomia, uma autonomia para liberdade absoluta.
Reconhecemos que a liberdade é uma necessidade do homem,é uma realidade que ele busca. Mas, na busca dessa liberdade ele se torna presa de si mesmo. A liberdade que ele encontra o levará para longe do ideal da verdadeira liberdade.
O único remédio: A Graça regeneradora de Deus.
Se o homem escolhe por si mesmo e sem nenhuma ajuda de Deus, escolherá na certa o mal. A não ser que a graça de Deus o auxilie ele sempre vai errar. A verdadeira liberdade está em Cristo.
AMEM!
Pr Rubcler M.Rocha
Alexania,GO 17 de junho de 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário