Igualdade social, igualdade entre os sexos!
Homem e mulher são igualmente amados e preciosos `a vista de Deus. Porem , "o mundo será feminino" é um pensamento da Nova Era, que tenta tirar Deus da Historia e, criar uma Nova Ordem Mundial.
A Igreja está no mundo para ser diferente.Para influenciar. Para ser Luz num mundo cada vez mais em trevas. E, não pode, por pretexto algum, imita-lo.
"... o mundo todo está sob o poder do Maligno." 1 João 5.19(NVI).
O texto bíblico(mais) usado para justificar a ordenação feminina ao ministério é Juízes cap.4 e 5 (Débora e Baraque). Mas, será mesmo que Deus fornece em Débora um modelo de como Ele quer que as mulheres ajam?
1)O autor de Jz 4 não via Débora como sendo melhor do que as outras mulheres de seu tempo, como se ela fosse uma líder obvia. Ela é retratada como uma mulher normal e comum de Israel.
2)O fato de Débora ser uma profetisa, também não justifica o ser exemplo para liderança. Na Bíblia temos outras mulheres que são conhecidas como profetisas : - Miriã (Ex 15.20,21)
- Hulda (2Rs 22.14)
- a esposa de Isaías (Is 8.3)
- Ana (Lc 2.36).
Além disso o A.T não fala de uma função oficial do profeta no serviço de culto divinamente designado. Um profeta é simplesmente alguém a quem Deus aprouve empregar a fim de tornar conhecida Sua vontade ao povo em uma dada situação. Débora era uma profetisa, mas não ordenada para um oficio. Diferente no caso de Elias e Jeremias - o Senhor chamou estes homens para profetas (1 Rs 19.19ss e Jr 1.4ss).
3)Diferente dos outros juízes, Débora não foi levantada por Deus para ser uma juíza." Ficaram desertas as aldeias em Israel,repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe em Israel."(Jz 5.7).
Com certeza Deus estava por trás da ascensão dela como juíza - todas as coisa estão na mão Divina. Porem, de Débora não se afirma que Deus pôs sobre ela o oficio. Pois, Débora, ao contrario dos outros juízes, não detinha uma função militar - Jz 4.6.
Basear-se em Juízes 4 e 5 para pensar em Débora como exemplo feminista é um erro. O Senhor não apresenta Débora como uma "mulher emancipada", uma feminista que se punha na posição de proeminência. O que vemos em Débora é uma mulher que exerceu liderança sem colocar a si mesma no centro. Débora não atraia atenção para si.
4)As mulheres precisam fomentar em si próprias um espirito de ser adjutora, reconhecendo que Deus deu autoridade e responsabilidade ao homem. Cabe `as mulheres encorajar seus maridos e filhos a serem os lideres no casamento, família, igreja e na sociedade.
Isto não significa dizer que as mulheres nunca podem alcançar uma posição de liderança, o Deus Soberano a pode dar como deu em Jz 4. Porem, descobrir-se possuindo uma tal posição é bem diferente do que aspirar a, ou estabelecer como objetivo, essa posição. Débora é um modelo/exemplo para as mulheres,pois, foi uma mulher de fé e, não uma feminista.
Está estabelecido na Palavra de Deus e ,ela não muda, não mudou que : - Deus designou somente homens para o sacerdócio (Ex 28.1).
- Apenas homens se ordena que compareçam diante do Senhor (Ex 23.17 ; Dt 16.16).
- Os anciãos tinham de ser homens (Ex18.21,25).
5) Sob influencia de falsos mestres, certas mulheres estavam assumindo posições de autoridade governamental dentro da Igreja, o que foi proibido pelo apostolo Paulo - "... nem exerça autoridade de homem;..." (1 Tm 2.12 ARA). Ler 1 Co 14.34.
É proibido `as mulheres de ocuparem o oficio e a função de pastores ou mestres. O apostolo Paulo proíbe de exercerem qualquer tipo de autoridade sobre os homens nas reuniões da Igreja. Todos os lideres devem ser homens. - 1 Tm 3.2,5; 5.17.
Não é permitido na Igreja `a mulher ensinar de modo normativo, diretivo e terminante pois, foi a homens que Deus entregou a responsabilidade de direção da Igreja. Entretanto, elas não são proibidas de ensinar em outras condições : - Podem ensinar a homens individualmente (At 18.26)
- Profetizar no culto da Igreja (1 Co 11.5,6 ; 12.10)
- Ensinar a outas mulheres (Tt 2.3-5; 2 Tm 1.5; 3.14,15)
- Evangelizar (At 16.14,40).
Ter a Bíblia como unica regra de fé e pratica é aceita-la como um todo. Com todas as suas implicações. Rejeitar uma porção é rejeita-la toda. Amemos a Palavra de Deus.
Que os homens e mulheres do Senhor encorajem um ao outro para aceitarem os respectivos lugares que Deus deu a homens e mulheres em Seu mundo.
Pr Rubcler Monteiro Rocha
Alexânia,GO 24 de abril de 2012
FONTE DE CONSULTA: Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia de Estudo de Genebra
Artigo,via Monergismo.net.br, Rev. Clarence Bouwman com tradução de Vanderson Moura da Silva.
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