quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guardar a sã doutrina pois, heresias andam de par com o relaxamento - 1 Tm 6.20,21

      Por amor ao mundo presente há o abandono do verdadeiro Evangelho.
      Apesar de sermos admoestados a demonstrar delicadeza para com os que se desencaminham, não podemos nos calar diante de tantas heresias sendo difundidas no nosso meio. Não sejamos iludidos, achando que isso não tem importância, pois tem.
1) A atitude desses falsos mestres, que se colocam como lideres espirituais, é ridícula - colocar Deus contra a parede. E dizem que a Bíblia é (como) uma nota promissória que Deus assinou e agora tem que pagar - "já que assinou, agora paga!".
    Falam que crente que adoece é por não ter fé - "se não teve fé para ficar com saúde, agora tem que ter fé para sair do hospital".
    Ainda usam Isaías 65.20 para exigir de Deus que vivam cem anos. Dizem: "é preciso fé para alcançar esta promessa. Não seja frouxo para cobrar esta promessa, pois Deus gosta de quem luta com ele...."
    Tem aqueles que embora não sejam milionários, discursam que crente tem que ter/usar roupas e sapatos de grifes famosas. Tem que ter ótimo emprego e ter carrões afinal, somos filhos do rei. E outros, advogando para si o ser deus usando (adulterando) o Salmos 82.6(TEB) "Eu o declaro, vós sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo,..."
2) Na mente desses falsos mestres Deus não passa de um coadjuvante da Historia. Um Deus amor e, todas as pessoas, de alguma maneira irão alcançar dEle suas bençãos. Sem nenhuma condenação,sem castigos (eternos) - só felicidades!.
3) Não estou defendendo a pobreza, a miséria e nem uma teologia franciscana mas sim, a coerencia, a sensatez. O equilíbrio - nem muito alem nem muito aquém.
    Pv 30.7-9(TEB) "Duas coisas eu te pedi, não as recuses a mim, antes que eu morra: afasta de mim falsidade e mentira, não me dês nem pobreza nem riqueza. Concede-me apenas minha porcão de comida; pois, na fartura, eu poderia te renegar, dizendo:"Quem é o Senhor?"; ou, na miséria, eu poderia roubar, profanando o nome do meu Deus."
   - Nem pobreza, nem riqueza. E, a Bíblia nos ordena a "não ostentar bens" - 1 João 2.16(NVI).
   - O ter muito leva `a arrogância, a soberba e ao esquecimento de Deus - Dt 8.11,12-17; 31.20. Ter de menos, também não é bom - Pv 6.30.
   - O apostolo Paulo advertiu do perigo que é correr desenfreadamente atras das riquezas - 1 Tm6.9,10,17-19.  Paulo foi criado numa família de posses, mas durante seu ministério missionário aprendeu a viver tanto a ter em abundancia como na indigência (falta de coisas mais necessária `a vida). Oposto a opulência que temos visto hoje.
       Fp 4.11-13 (TEB) "Não é a necessidade que me faz falar, pois aprendi a bastar-me a mim mesmo em qualquer situação. Sei viver na penúria, sei viver na abundancia e de todos os modos, tanto a estar saciado como a ter fome, a viver na abundancia como na indigência. Tudo posso nAquele que me dá forças." - Paulo não está aqui fazendo uma defesa do estoicismo, ele está dizendo que deve tudo unicamente `Aquele que o torna forte - Jesus Cristo.
4) As armadilhas, os assédios são muitos para nos fazer perder o foco da vida cristã e, nos tornar envergonhados e envergonhar o evangelho.
    - Devemos viver a vida no poder de Cristo e seguindo seu exemplo. Enfrentando todas as circunstâncias com contentamento e não nas asneiras (que é uma ofensa ao animal) de falsos profetas e mestres que, negando os altos e baixos da vida, a que todos estamos sujeitos,dizendo que as dificuldades, doenças e outras coisas, são obras de macumbaria, mal olhado, inveja.... Não nego a opressão maligna. A oposição do mal e o ódio - as potestades do ar, ciladas do diabo.
   - lutas contra os poderes e autoridades, dominadores deste mundo de trevas. Forças espirituais do mal nas regiões celestiais. - Ef 6.12 - não nego estas realidades. Mas, me oponho a estas ideias que querem fazer do ser humano um super crente, um semideus.Ou, pior, um alienado da vida - um idiota que fica orando para colocar demônios territoriais nos seus lugares e, cobrando de Deus coisas materiais (...minha herança...).
5) Prosperidade bíblica não compartilha com essas vaidades humanas.
    Voltemos ao Evangelho. Diante de Deus devemos nos humilhar.Sem Ele nada podemos.
     Que Deus abençoe. Que o Espirito Santo vos ilumine. Que a alegria do Senhor Jesus Cristo encha nossos corações.

Pr Rubcler M. Rocha
Brasilia, DF 18 de janeiro de 2012.

Um comentário:

  1. Grande pastor Rubcler.
    Precisamos ouvir isso na igreja.Mas né ...
    Abraços
    Joel Fernandes

    ResponderExcluir